quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FRAN, PARABÉNS!!!

       Parabéns à aluna Franciele da Rocha, da turma NO 321, que sob orientação da professora Vera, teve seu artigo de opinião selecionado para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ficamos muito orgulhosos da tua conquista!

Artigo selecionado:


Apague o cigarro de sua vida 
    Muitos fumantes fumam diante de outras pessoas (filhos, familiares, amigos desconhecidos), tornando-os fumantes passivos, expondo os a inúmeras doenças. Este é o caso de meu pai que é fumante há, aproximadamente, 26 anos e obrigou me a ser fumante passiva a minha vida toda.
    Sabemos que fumar causa câncer de pulmão, de boca, de laringe, de estômago, leucemia, infarto, enfisema pulmonar, bronquite, trombose vascular, catarata, aneurisma arterial, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, angina, impotência sexual e outras inúmeras doenças.
   Mesmo conhecendo os malefícios que o cigarro pode causar à saúde, o fumante ativo opta por fumar e tem esse direito, pois a vida é dele. Porém, tal direito termina onde começa o do não fumante. Que, como o ativo, conhece os danos que o cigarro causa e opta por não fumar. Mas, infelizmente, não somos respeitados; pois,ao sairmos para um simples passeio, somos surpreendidos com uma horrível nuvem de fumaça lançada no nosso rosto, uma total falta de respeito com o próximo.
 Nós, fumantes passivos,deveríamos ter a liberdade de escolher sobre nossas exposições, enfim, tendo o direito de decidir que não queremos inalar substâncias que prejudiquem nossa saúde. Além disso, nós não temos a proteção do filtro do cigarro que protege contra inúmeros contribuintes tóxicos, por isso, ingerimos o mesmo ou até mais substâncias do que o próprio fumante ativo.
    Estimamos que há no mundo cerca de 2 bilhões de fumantes passivos, sendo 70 milhões crianças até 15 anos. No Brasil, este grupo etário é estimado em 15 milhões. Sabemos que o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo exagerado de álcool.
      Entusiasmo-me em imaginar o quão bom seria se pudéssemos caminhar nas ruas sem sermos obrigados a inalar cerca de 4.700 substâncias tóxicas que prejudicam a saúde. Sei que não deve ser tarefa fácil, parar de fumar, pois, a exposição crônica à nicotina promove um quadro de dependência, tanto física como psicológica, já que, essa substância causa mudanças neuroquímicas em nossos neurônios. Mas vele o esforço, pois abandonar o vício e não submeter as outras pessoas a fumaça é garantir uma vida saudável para todos! Parar de fumar, hoje pode ser a salvação das pessoas que você ama. Por isso, apague o cigarro de sua vida!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário