Ensino Médio – 2º ano
Disciplina: Sociologia
Prof. Marco Prates
“A cultura é a teia de significados que o homem teceu,
a partir da qual ele olha o mundo
e onde se encontra preso.”
Clifford Geertz (Antropólogo)
Justificativa e Marco Teórico
Uma das características dos jovens de hoje é a tentativa de valorizar-se através da vida em grupo – hoje em dia a grupalidade é apontada como uma das formas contemporânea de constituição de identidades sociais. Em busca de reconhecimento e valorização, os jovens de hoje formam grupos homogêneos dividindo o espaço social na sociedade.
Como consequência surgem formas de expressões culturais através de sociabilidades, conflitos e rivalidades entre as “tribos” dos jovens – diante disso, estudiosos das Ciências Sociais apontam que o universo cultural da juventude (teia cultural) se configura como um dos principais fenômenos sociais no Brasil.
Segundo o sociólogo Michel Mafessoli, as tribos urbanas são um fenômeno típico da pós-modernidade, os jovens se sentem importantes quando fazem parte de um grupo social. Numa vida social marcada por ações, condições e contradições sociais, a juventude brasileira é encorajada a fazer parte do mundo da produção e consumo criado pela indústria cultural (moda, acessórios, músicas, videogames, revistas, livros, tv, etc.) formando novas formas de comportamento entre os diversos grupos de jovens na sociedade brasileira.
A Antropologia Visual, uma das áreas das Ciências Sociais, tem sido tradicionalmente entendida como aquela área da Antropologia sociocultural que utiliza os suportes imagéticos para descrever e analisar uma cultura ou um aspecto particular de uma determinada cultura. A produção de documentários etnográficos ou de monografias que articulam texto com imagens fotográficas são elementos que contribuem para a produção do conhecimento escolar e científico e para as habilidades e competências exigidas pelas áreas das Ciências Humanas.
Objetivos:
- oportunizar o exercício de análise sociológica através de recursos audiovisuais – o “fazer antropológico” (olhar, ouvir e escrever na pesquisa social);
- problematizar a questão da constituição de identidades culturais dos jovens no espaço social contemporâneo;
- entender/compreender (traduzir) as diversas manifestações culturais da juventude;
- reconhecer e valorizar a diversidade cultural presente na sociedade brasileira.
Procedimentos metodológicos:
a) aprofundamento teórico através de aulas expositivo-dialogadas, leitura e interpretações de textos e orientações gerais sobre o pesquisa social; b) exibição de filmes e documentários sobre o tema “tribos da juventude” seguido de debate; c) aplicação de exercício de análise sociológica transformando o problema social em problema sociológico (aprofundamento teórico); d) saídas de campo para o exercício etnográfico (coletas de dados); e) Avaliação individual para apropriação teórica sobre o tema; f) apresentação e exposição através de fotos e vídeos da pesquisa desenvolvida pelos alunos.
Texto produzido durante avaliação da disciplina:
I dentidades da Juventude e a
Antropologia Visual
Por Andrei L. da Costa
Turma: EM 221 - 2010
A Antropologia Visual tem como objeto de estudo o meio social onde se encontra um determinado grupo, sempre analisando seus costumes, comportamentos, vestimentas buscando o aprofundamento da cultura. Este objeto se concretiza como estudo quando é analisada a sociedade, por exemplo: os jovens que buscam suas identidades sociais através de grupos homogêneos - representando suas culturas no meio social em que vivem, e que sozinhos não têm “segurança” para encarar a sociedade, então encontram outras pessoas que pensam e agem da mesma forma, interagindo com seu grupo social (tribo).
A Antropologia Visual faz uma análise sociológica essencialmente interpretativa num processo comunicativo e representacional. A função do antropólogo tem como base o “olhar, ouvir e escrever” sobre a juventude. Ela procura saber quais as expressões culturais ou as teias de significados da juventude a partir da utilização de recursos audiovisuais para captar as várias expressões culturais da juventude.
Segue abaixo alguns vídeos desenvolvidos pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio:
a) aprofundamento teórico através de aulas expositivo-dialogadas, leitura e interpretações de textos e orientações gerais sobre o pesquisa social; b) exibição de filmes e documentários sobre o tema “tribos da juventude” seguido de debate; c) aplicação de exercício de análise sociológica transformando o problema social em problema sociológico (aprofundamento teórico); d) saídas de campo para o exercício etnográfico (coletas de dados); e) Avaliação individual para apropriação teórica sobre o tema; f) apresentação e exposição através de fotos e vídeos da pesquisa desenvolvida pelos alunos.
Texto produzido durante avaliação da disciplina:
I dentidades da Juventude e a
Antropologia Visual
Por Andrei L. da Costa
Turma: EM 221 - 2010
A Antropologia Visual tem como objeto de estudo o meio social onde se encontra um determinado grupo, sempre analisando seus costumes, comportamentos, vestimentas buscando o aprofundamento da cultura. Este objeto se concretiza como estudo quando é analisada a sociedade, por exemplo: os jovens que buscam suas identidades sociais através de grupos homogêneos - representando suas culturas no meio social em que vivem, e que sozinhos não têm “segurança” para encarar a sociedade, então encontram outras pessoas que pensam e agem da mesma forma, interagindo com seu grupo social (tribo).
A Antropologia Visual faz uma análise sociológica essencialmente interpretativa num processo comunicativo e representacional. A função do antropólogo tem como base o “olhar, ouvir e escrever” sobre a juventude. Ela procura saber quais as expressões culturais ou as teias de significados da juventude a partir da utilização de recursos audiovisuais para captar as várias expressões culturais da juventude.
Segue abaixo alguns vídeos desenvolvidos pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio:
http://www.youtube.com/watch?v=qxDfxH0QTWA
http://www.youtube.com/watch?v=0jxoW5Zo0LQ
http://www.youtube.com/watch?v=4hkYdaYZzoc
http://www.youtube.com/watch?v=HFgOzwRbfhg
http://www.youtube.com/watch?v=JpJB26caD7A
http://www.youtube.com/watch?v=pDXePjuLtoE
http://www.youtube.com/watch?v=0jxoW5Zo0LQ
http://www.youtube.com/watch?v=4hkYdaYZzoc
http://www.youtube.com/watch?v=HFgOzwRbfhg
http://www.youtube.com/watch?v=JpJB26caD7A
http://www.youtube.com/watch?v=pDXePjuLtoE
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